Dicas para o Marceneiro

AJUSTANDO A MESA DA FURADEIRA DE BANCADA

As furadeiras de bancada, geralmente têm uma mesa que inclina para fazer furos em ângulos, que é muito útil.
Infelizmente, nem sempre estas máquinas vêm com um dispositivo que permita verificar se o ângulo da mesa esta correto ao ser regulada perpendicular ao mandril.

Algumas vezes é difícil ajustar a mesa no lugar, de forma que fique totalmente perpendicular ao mandril. No entanto, podemos criar um gabarito para fazer este trabalho.

Em cinco minutos pode-se fazer um gabarito simples como este, usando apenas um pedaço de madeira de 1 cm de espessura, 3 cm de largura e com aproximadamente 15 cm de comprimento.
Faça dois furos nesta peça de madeira, ambos próximos às extremidades.
Prenda um parafuso de ponta reta com cerca de 5cm de comprimento em cada furo, sendo que os parafusos irão apontar em direções opostas.
Os parafusos devem ficar presos por porcas, de forma que fiquem totalmente perpendiculares ao gabarito.

Fixe um dos parafusos no mandril. Agora ajuste a base até que encoste suavemente na ponta do outro parafuso.
Feito isso, gire o mandril de um lado para outro, enquanto regula a mesa de forma que ela encoste na ponta do parafuso igualmente em toda a superfície da mesa, sem forçá-lo.

Apesar deste processo ser fácil, podemos fazer uma marca na mesa (na parte de baixo, entre a mesa e a regulagem de ângulos), após ter feito a aferição com o gabarito, para evitar ter que usar o gabarito sempre que modificar o ângulo da mesa.